Ações
As ações da Panvel estão registradas para negociação na B3 sob o código “PNVL3”, admitidas atualmente à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.
As ações da Panvel garantem aos seus titulares os seguintes direitos:
- direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
- direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76);
- em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100% do preço);
- todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da Companhia e na Lei das Sociedades por Ações.
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Panvel são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e na área de relações com investidores do website da Companhia (ri.grupopanvel.com.br).
As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais “Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul” e “Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul”. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Panvel (ri.grupopanvel.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (www.b3.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).
Primeiro, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa elaborou um website para fomentar a educação do público investidor. Mais informações em https://edu.b3.com.br/
Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.
Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.
Governança Corporativa
As principais informações para o controle dos seus investimentos em ações estão disponíveis na internet: posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição.
Se você tem conta corrente no Bradesco, é possível consultar suas ações de forma fácil e ágil. Basta acessar a sua conta e seguir a seguinte o caminho: Home > Investimentos > Meus investimentos.
O atendimento aos acionistas da Panvel é efetuado pelo Bradesco, através dos canais abaixo:
4002 0022 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 570 00 22 (demais localidades)
55 11 4002 0022 (acesso do Exterior).
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e Sábado das 9h às 15h.
O atendimento também pode ser realizado em qualquer agência comercial do Bradesco.
A área de Relações com Investidores pode ser contatada pelos canais abaixo, com os seguintes responsáveis pelo atendimento aos investidores.
Dimed S/A Distribuidora de Medicamentos.
Avenida Industrial Belgraff, 865, Bairro Industrial
Eldorado do Sul – RS – CEP 92.990-000
E-mail: relinvest@grupopanvel.com.br
Antônio Carlos Tochetto Napp
Diretor de Relações com Investidores
Ismael Rohrig
Gerente de Relações com Investidores
Camila Medronha
Analista de Relações com Investidores
Pedro Costa Gazzana
Analista de Relações com Investidores
Financeiro
Receita Operacional Bruta é o valor total das vendas de produtos ou serviços de uma empresa antes de qualquer dedução, como impostos sobre vendas, devoluções, descontos comerciais e bonificações. Ela representa o faturamento bruto da companhia em um determinado período, refletindo o volume de negócios gerado sem considerar os impactos de tributos e ajustes contábeis. Esse indicador é essencial para analisar o crescimento da empresa e sua capacidade de gerar receita antes das obrigações fiscais e comerciais.
Lucro Bruto é o valor que a empresa ganha com suas vendas depois de subtrair os custos diretamente relacionados à produção ou aquisição dos produtos vendidos. Ele representa o ganho obtido exclusivamente com a atividade principal da empresa, antes de considerar despesas operacionais, financeiras e impostos. Esse indicador é fundamental para avaliar a eficiência operacional e a margem bruta da companhia, ajudando a entender a rentabilidade do negócio antes dos demais custos e despesas.
As Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas são os custos operacionais que a empresa tem para manter suas atividades funcionando, mas que não estão diretamente ligados à produção ou compra dos produtos vendidos. Elas são divididas em três categorias principais:
- 1. Despesas com Vendas
- Incluem todos os gastos relacionados à comercialização dos produtos ou serviços da empresa.
- 2. Despesas Gerais
- São custos administrativos e operacionais que não estão diretamente ligados a uma área específica, mas são necessários para a empresa operar.
- 3. Despesas Administrativas
- Relacionadas à gestão da empresa e aos setores estratégicos que garantem o funcionamento da operação.
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization) é um indicador financeiro que mede a capacidade de geração de caixa operacional de uma empresa, antes do impacto de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização. Ele é amplamente utilizado para avaliar a eficiência operacional e a capacidade de geração de recursos de um negócio, sem considerar efeitos contábeis e financeiros que podem distorcer o resultado final.