Relações com Investidores
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Glossário

Abrafarma
Associação brasileira de redes de farmácias e drogarias.

Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

B3
B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Local onde as ações da Companhia são negociadas, utilizando os códigos PNVL3 (ON) e PNVL4 (PN).

CAGR: A Compound Annual Growth Rate é uma sigla em inglês que significa “Taxa de Crescimento Anual” em português. É uma taxa de crescimento média durante diversos anos.

CVM
Comissão de Valores Mobiliários.

EBITDA
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) é uma medição não contábil divulgada pela Companhia em consonância com a Instrução CVM nº 527, de 4 de outubro de 2012 (“Instrução da CVM 527/12”). O EBITDA consiste no lucro (prejuízo) líquido adicionado pela despesa de imposto de renda e contribuição social corrente e diferido, pelo resultado financeiro líquido e pelas despesas com depreciação e amortização.

IFRS 16
O IFRS 16 ou (CPC 06 (R2)) refere-se às operações de arrendamento mercantil e passou a estabelecer os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e evidenciação de arrendamentos e exigir que os arrendatários contabilizem todos os arrendamentos sob um único modelo no balanço patrimonial, semelhante à contabilização de arrendamentos financeiros segundo a IAS 17. Mais detalhes podem ser obtidos em nossas demonstrações financeiras auditadas.

Lojas de Rua
Conceito que exclui da base de comparação as lojas localizadas em shoppings, universidades, postos de combustível e hospitais.

Medicamentos de Alto Custo
São medicamentos para determinadas patologias graves e/ou raras que, em razão do preço, não estão disponíveis para venda imediata nas farmácias, sendo necessário que o adquirente efetue a solicitação do medicamento e a Companhia entre em contato com o fornecedor para comprar o produto na quantidade solicitada pelo cliente.

Medicamentos de Marca
Medicamentos identificados pelos médicos e pacientes por meio de marca comercial.

Medicamentos Genéricos: Medicamentos com a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.

Medicamentos Similares
Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e apresentam a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do respectivo Medicamento de Referência.
MSSS – Mature Same Store Sales, na sigla em inglês
Crescimento apresentado pelas lojas existentes há mais de 3 anos.

NPS (Net Promoter Score)
É uma metodologia para medir o nível de satisfação e lealdade dos clientes à sua empresa, produto ou serviço. Consiste em apenas uma pergunta: “Qual a probabilidade de 0 a 10 de você recomendar nossa empresa ou produto para um amigo ou colega?”. Pela metodologia, as notas dos promotores (notas 9 e 10) são reduzidos das notas dadas pelos detratores (notas a partir de 6 e abaixo). Notas 7 e 8 são consideradas neutras e não influenciam o resultado.

Omnichannel
Toda venda realizada pelos diversos canais que a empresa possui (telefone, online, etc) diferente das lojas, mesmo que seja retirado nas lojas.

Produtos OTC (over the counter): Over the counter significa “sobre o balcão” em português. São produtos que podem ser vendidos sem receita médica. Analgésicos, vitaminas, antiácidos são alguns exemplos desse tipo de produto.

Same Store Sales: o indicador que descreve a evolução das vendas na mesma base comparativa de lojas, o que inclui o mesmo período de análise. Esse indicador contempla as lojas abertas há pelo menos 12 meses, que não estiveram fechadas temporariamente por período superior a sete dias corridos, incluindo as vendas digitais.