Glossário

A

Abrafarma
Associação brasileira de redes de farmácias e drogarias.

Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

B

B3
B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Local onde as ações da Companhia são negociadas, utilizando os códigos PNVL3 (ON) e PNVL4 (PN).

C

CAGR
A Compound Annual Growth Rate é uma sigla em inglês que significa “Taxa de Crescimento Anual” em português. É uma taxa de crescimento média durante diversos anos.

CVM
Comissão de Valores Mobiliários.

D

E

EBITDA
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) é uma medição não contábil divulgada pela Companhia em consonância com a Instrução CVM nº 527, de 4 de outubro de 2012 (“Instrução da CVM 527/12”). O EBITDA consiste no lucro (prejuízo) líquido adicionado pela despesa de imposto de renda e contribuição social corrente e diferido, pelo resultado financeiro líquido e pelas despesas com depreciação e amortização.

F

G

H

I

IFRS 16
O IFRS 16 ou (CPC 06 (R2)) refere-se às operações de arrendamento mercantil e passou a estabelecer os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e evidenciação de arrendamentos e exigir que os arrendatários contabilizem todos os arrendamentos sob um único modelo no balanço patrimonial, semelhante à contabilização de arrendamentos financeiros segundo a IAS 17. Mais detalhes podem ser obtidos em nossas demonstrações financeiras auditadas.

J

K

L

Lojas de Rua
Conceito que exclui da base de comparação as lojas localizadas em shoppings, universidades, postos de combustível e hospitais.

M

Medicamentos de Alto Custo
São medicamentos para determinadas patologias graves e/ou raras que, em razão do preço, não estão disponíveis para venda imediata nas farmácias, sendo necessário que o adquirente efetue a solicitação do medicamento e a Companhia entre em contato com o fornecedor para comprar o produto na quantidade solicitada pelo cliente.

Medicamentos de Marca
Medicamentos identificados pelos médicos e pacientes por meio de marca comercial.

Medicamentos Genéricos
Medicamentos com a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.

Medicamentos Similares
Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos e apresentam a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do respectivo Medicamento de Referência.

MSSS – Mature Same Store Sales, na sigla em inglês
Crescimento apresentado pelas lojas existentes há mais de 3 anos.

N

NPS (Net Promoter Score)
É uma metodologia para medir o nível de satisfação e lealdade dos clientes à sua empresa, produto ou serviço. Consiste em apenas uma pergunta: “Qual a probabilidade de 0 a 10 de você recomendar nossa empresa ou produto para um amigo ou colega?”. Pela metodologia, as notas dos promotores (notas 9 e 10) são reduzidos das notas dadas pelos detratores (notas a partir de 6 e abaixo). Notas 7 e 8 são consideradas neutras e não influenciam o resultado.

O

Omnichannel
Toda venda realizada pelos diversos canais que a empresa possui (telefone, online, etc) diferente das lojas, mesmo que seja retirado nas lojas.

P

Produtos OTC (over the counter)
Over the counter significa “sobre o balcão” em português. São produtos que podem ser vendidos sem receita médica. Analgésicos, vitaminas, antiácidos são alguns exemplos desse tipo de produto.

Q

R

S

Same Store Sales
O indicador que descreve a evolução das vendas na mesma base comparativa de lojas, o que inclui o mesmo período de análise. Esse indicador contempla as lojas abertas há pelo menos 12 meses, que não estiveram fechadas temporariamente por período superior a sete dias corridos, incluindo as vendas digitais.

T

U

V

W

X

Y

Z